FELIPE PENA, O MARIDO PERFEITO MORA AO LADO, E AS PATRICINHAS NO DIVÃ.

FELIPE PENA, O MARIDO PERFEITO MORA AO LADO, E AS PATRICINHAS NO DIVÃ.

Gisela Lacourt

 

  1. Pra começar (ou continuar)…

O romance O marido perfeito mora ao lado, publicado em 2010, pela editora Record, de Felipe Pena, é um convite para o leitor se sentar num consultório psicológico, não para falar de seus problemas e das dores que lhe afligem a alma, mas para analisar personagens suspeitas do sequestro de um jovem estudante de psicologia no Rio de Janeiro. As discussões que compõem a trama do romance revelam parte da formação desse jovem escritor.

Felipe Pena é psicólogo e jornalista além de professor de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele tem o título de doutor em literatura pela PUC-Rio e pós-doutorado pela Sorbonne. Além da vasta e variada formação acadêmica, o autor de O marido perfeito mora ao lado tem experiência jornalística na televisão, pois foi repórter e apresentador na TV Manchete e comentarista na TVE-Brasil. Felipe Pena já publicou uma série de artigos acadêmicos e livro de não-ficção, mas se aventura também na literatura com alguns romances já publicados, entre eles O analfabeto que passou no vestibular.

 

  1. Razões para ler O marido perfeito mora ao lado, de Felipe Pena.

“Desejar é um verbo intransitivo. O desejo é autônomo, autossuficiente, independe do objeto desejado. Não que o objeto não seja importante, mas ele é apenas secundário diante da pulsão, que nunca se satisfaz”, Antônio Pastoriza, diretor da Faculdade de Psicologia, chega à conclusão de que não precisa dessa lógica lacaniana para compreender para as ações humanas. Professor Pastoriza se vê em meio a um crime de repercussão nacional, pois um dos alunos de Psicologia é sequestrado dentro do campus. O jovem estudante é filho de um rico empresário envolvido em esquemas de corrupção política. A trama se desenvolve em torno desse sequestro em que professores do curso e colegas do jovem figuram entre os suspeitos de arquitetarem o crime.

O romance apresenta personagens paradoxais e universos que se cruzam, colocando em pauta o comportamento humano. Meninas ricas ocupam seus dias com compras em shoppings exclusivos e com a venda de drogas para colegas de faculdade. Jovens ricas que usam as gírias da favela e se relacionam com traficantes. A narrativa é engendrada como se fosse um consultório psicanalítico, cada personagem que entra em cena, aos poucos, vai revelando o que se passa em seu íntimo. Independentemente da posição social que as personagens ocupam, grau de instrução ou condição financeira, elas se colocam em situações que fogem à racionalidade movidos pelo impulso, pelo desejo sempre insatisfeito.

Meninas de 20 anos desejam o professor, estagiários desejam as pacientes, homens milionários desejam mais dinheiro, criminosos desejam o controle de tudo, mesmo que isso comprometa outros esquemas mais vantajosos. O desejo nunca saciado. Já dizia o ditado: a grama do vizinho sempre é mais verde. Para o bem ou para o mal, é o desejo que move o mundo.

 

  1. Perguntas frequentes

a. O jornalista consegue se desvencilhar da escrita profissional para mergulhar na escrita literária?

O fato de o autor ser um jornalista, obviamente, não o impede de ser um escritor literário. Prova disso são os tantos escritores que exerciam a carreira jornalística e se tornaram autores aclamados. Jorge Luis Borges confirma essa tese, e sua obra não requer defesa acerca da sua qualidade literária. Um pouco mais próximo a nós, temos Luis Fernando Verissimo, que nos fascina com sua invenção criativa irreverente. Verissimo é mais um escritor que explora os efeitos de sentido da linguagem, mesclando a literatura e seu estilo jornalístico de forma muito rica. Do mesmo modo, Felipe Pena, em O marido perfeito mora ao lado, explora seu conhecimento jornalístico e psicanalítico para criar um romance com uma abordagem policial e analítica do comportamento humano.

b.Abordagem na literatura de temáticas atuais (corrupção, violência, falta de ética profissional) tem uma função social?

Embora o objetivo de uma obra literária não seja o de promover discussões acerca das temáticas do mundo real, essas discussões são possíveis já que os textos tratam das coisas do mundo. O marido perfeito mora ao lado retrata as realidades de jovens atuais que habitam ambientes muito próximos, mas ao mesmo tempo muito distantes. Nesse cenário temos o centro elitizado e a favela marginalizada que contracenam na obra, convidando o leitor a refletir sobre desigualdades sociais, violência, drogas e relacionando interpessoais.

O marido perfeito mora ao lado, de Felipe Pena, é da Editora Record.

 

Comments are closed.