NEGATIVO, DE AUGUSTO MASSI: VAMOS DISCUTIR A RELAÇÃO?

NEGATIVO, DE AUGUSTO MASSI: VAMOS DISCUTIR A RELAÇÃO?

Margarete Maria Soares Bin

 

  1. Para começar…

…vale lembrar que a primeira vez “a gente nunca esquece”, foi assim também com Augusto Massi. Professor universitário, poeta e crítico literário, publicou seu primeiro livro de poemas denominado Negativo e só dez anos depois é que nasceu seu segundo livro, mesmo sem deixar de manter relações com a escrita nesse período. Negativo é um convite para você despir-se por entre as páginas, pois de alguma forma nelas você  “se encontra”. Mas atenção: Não vale parar no meio do caminho, o processo precisa ser lento, exige uma strip de corpo e alma!         O autor contribui para isso, pois seus poemas são uma provocação a nossa existência. As palavras são poucas, mas ficam ressoando em nossa cabeça, é mais do que interpretar, é incorporar – não tem jeito!

 

2. Razões para ler Negativo, de Augusto Massi

O reflexo de nossos atos se encontra nos versos despojados. Entre família, amigos, amores e desenganos, vão se tecendo nosso universo de interrogações, sem dó nem piedade! São tantas lacunas entre a vida e a morte… Espia, a capa nos dá ideia do que teremos pela frente. A estrutura do livro reflete que o jogo das cores preta e branca adquire grande importância na interpretação. Após, experimente, deleite-se a cada novo título, você se sentirá seduzido a não parar.

O quê? Parece deprimente, mórbido? Talvez, é o estilo contemporâneo de poetizar. Fique tranquilo, é um encontro casual, nada mais. Entretanto, é necessário que você se entregue, ou melhor: se joga nesta leitura pequena, porém intensa. Será um momento de intimidade, somente você e seu companheiro: o livro, é claro! (mesmo que Drummond esteja impregnado em algumas linhas).  Percebeu que não vai resistir? Senti um clima agora, você está quase convencido de que é muito importante para nós. Fique convicto de que isso fará você exibir o que há de melhor e aí quem sabe… Quem sabe?

 

3. Perguntas frequentes…

a. A escolha do título Negativo atrai ou afasta os leitores?

Não há dúvida de que a capa é um jogo de sedução proporcionado pelo título juntamente com a cor de fundo, pois instiga o leitor a querer saber o que as páginas irão revelar. Ao se deparar com o título o leitor sente-se provocado a seguir adiante, lendo a obra.

b. O autor publicou o livro em 1991, muitos leitores tem a idade do livro ou menos. O livro pode ser considerado atual?

Os temas presentes no livro são constantes, o autor é apaixonado por poesia e a partir dela consegue relacionar-se com leitores dispostos a refletirem sobre a existência.

c. Em uma das entrevistas concedidas pelo autor (Fundação Memorial da América Latina-SP) ele diz que “certos poemas pedem uma interpretação e a leitura neutra afasta o aluno”. Dessa forma, o autor acredita que uma das saídas seria o registro em gravações dos poemas pelos próprios poetas, isso permitiria perceber as pontuações, as pausas, os silêncios. Você acredita que isso ajudaria na interpretação do livro Negativo?

A leitura do poema pelo próprio autor seria uma estratégia interessante a fim de apimentar o significado do texto, pois ao participar ativamente de sua obra, a intenção é a de fazer com que o leitor aprecie e se envolva, o que proporciona melhor entendimento.

Negativo , de Augusto Massi, é da Editora Companhia das Letras.

Comments are closed.